O mundo é repleto de teorias da conspiração. Tal como há em filmes, músicas, livres e outros meios, a moeda americana também é um grande alvo de todo esse mundo da conspiração. O porquê disso é pelo símbolo da pirâmide onde há um olho em seu topo. Aquela onde existem as falas “annuit coeptis” e “novus ordus seclorum”. A teoria da conspiração mais comum afirmam que isso envolve um símbolo dos Illuminati, onde há uma sociedade secreta que, supostamente, domina o mundo.
Para muitas pessoas, o símbolo é, de modo básico, a forma com que os Illuminatis acharam com o intuito de falar: “Eu espio com meu olho de águia tudo o que você faz”. Segundo o portal How Stuff Works, muitos ligam o símbolo à Maçonaria, que supostamente se sai acima dos Illuminati.
De modo geral, a palavra Illuminati é uma palavra que vem do latim, que quer dizer “iluminado”, e representa uma ordem ou sociedade secreta. Resumidamente, são grupos onde possuem o iluminismo como base de suas doutrinas. Não só isso, por ser algo secreto, diversas pessoas têm a crença de que a sociedade, não só possui a meta de controlar o mundo, também possui laços com celebridades.
Por estar presente não apenas na nota de um dólar, como também no selo ofical dos EUA, feito durante o final do séxulo XVIII, teóricos da conspiração põe como consideração o símbolo como uma prova de que esse grupo secreto tem o intuito de colocar uma nova ordem mundial.
A NWO (New World Order), ou Nova Ordem Mundial, em português, se baseia, em sua definição, num governo mundial, onde teoricamente teria o poder total sobre todo o globo. Muitas pessoas têm a crença de que uma das metas da tal nova ordem mundial e dos Illuminati seria deixar a população mundial numa quantia inferior a 500 milhões de pessoas.
Quem já sancionou a presença do símbolo na nota e, de modo consequente, tais falas, foi Franklin Roosevelt, um dos presidentes que compõem uma parte da história dos americanos. Quando ainda em vida, Roosevelt era maçom, o que fez com que isso